São Paulo é uma das cidades mais importantes da história do Brasil, já que foi o centro de diversos momentos históricos para o país, além de ser o coração financeiro até os dias de hoje. A cidade também impressiona por possuir diversos pontos turísticos que conseguem remontar o Brasil independente e todo o seu crescimento em 500 anos de história.
Um destes pontos turísticos é a estação da Luz, uma estação ferroviária com arquitetura impressionante que nos lembra da grandeza do país. É um dos pontos turísticos mais importantes da capital paulista e está sempre cheio de turistas admirando sua arquitetura e visitando o Museu da Língua Portuguesa, além de outros pontos turísticos nos arredores.
Mas, você conhece a história desta estação paulista tão importante? Se não, então está no artigo certo, aqui na Estaçaodaluz.pt vamos entender melhor como surgiu e vamos ver também algumas curiosidades sobre este edifício tão emblemático.
Como surgiu a Estação da Luz?
A primeira estação da luz surgiu ainda em 1865 como um esforço privado de criar uma ferrovia que atravessasse o estado e chegasse até Santos. Era uma época de grande poder e crescimento da indústria cafeicultora, então a ferrovia tinha como objetivo ligar as fazendas de café de São Paulo capital até o porto de Santos, de onde eram importadas para outros países.
Seu nome quando foi inaugurada era São Paulo Railway Company, o nome da empresa britânica que financiou e gerenciou a obra para que fosse completada. Foram 159 km de ferrovia construída, que ia de Jundiaí, passando por diversas cidades como Santo André, São Caetano até o porto de Santos, que já era um dos portos mais importantes no Brasil.
Porém, o que poucos sabem, é que a estação inaugurada em 1865 não estava ali no mesmo local em que está atualmente e, muito menos, possuía toda a estrutura e arquitetura marcantes que possui. Na verdade, a primeira construção foi feita alguns lotes abaixo da estação que conhecemos, e passou por algumas mudanças durante a sua história.
Renovando sua história
Primeiramente, a São Paulo Railway Company foi construída para o transporte de insumos e transporte de pessoas dentro do estado. Mas, com o passar dos anos, a demanda pelos dois aumentou e a estação precisou passar por reformas para conseguir atender à demanda, até que em 1888 a construção foi derrubada para que outra mais adequada fosse construída no mesmo lugar.
Então, a nova estação foi construída no local no qual conhecemos atualmente, uma construção maior e com melhor capacidade para que todos os insumos, mercadorias e pessoas em uma demanda que aumentou rapidamente, juntamente com o crescimento do próprio estado engrenado com a agricultura tendo como principal insumo o café.
Em 1900, a estação passou por uma última reforma onde a sua construção foi totalmente renovada com sua arquitetura britânica já com o objetivo de servir como uma parte indispensável do transporte do país, onde diversas personalidades importantes, como líderes e até reis da época, que marcaram reuniões e encontros na estação.
Além disso, o edifício foi preparado para servir a outros propósitos, dentro da estação, houveram repartições do governo, centro de gerência da empresa que a administrava e agora possui o museu em suas imediações.
Então, em 1947 a estação foi nacionalizada pelo governo federal e renomeada para Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e em 1982 foi finalmente tombada Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico.