A Estação da Luz em São Paulo, além de ser um dos pontos turísticos mais interessantes do estado e também possui uma bagagem histórica que remonta partes emblemáticas e influentes no cenário político e econômico brasileiro. Não há o que discutir quanto à importância e complexidade desta construção com características únicas dentro do estado mais forte economicamente.
Mas, muitos imaginam que a Estação da Luz é apenas isso, uma estação. Porém, a construção foi feita para muito além disso e, mesmo que parte de suas atribuições tenham sido perdidas com o tempo, a estação ainda carrega algumas atividades e coisas bem interessantes em seu interior.
Nós do Estaçaodaluz.pt separamos aqui para você, tudo de interessante que você poderá encontrar em uma visita à Estação da Luz em São Paulo.
Dentro da Estação da Luz
Pela imagem acima, podemos perceber que esta é uma construção muito maior do que seria necessário para apenas uma estação, mesmo que o seu objetivo inicial fosse atender o transporte de insumos como o café e também de pessoas em trens.
Isso é porque a construção possui, além de sua história rica, também outras atribuições, vamos entender melhor o que você pode encontrar dentro da estação logo abaixo:
Museu da Língua Portuguesa
A principal e maior atração dentro da estação é o Museu da Língua Portuguesa, onde são apresentados aspectos importantes da origem da língua portuguesa que, originou boa parte de toda a cultura brasileira. O museu é interativo e possui diversos elementos tecnológicos que procuram trazer uma experiência mais didática e interessante para os visitantes.
Este museu foi criado em uma parceria entre Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho, o objetivo principal é entregar fatos inusitados sobre a nossa língua materna e promover o conhecimento do desenvolvimento da cultura brasileira com a colonização portuguesa.
Obras de Arte
Outro aspecto muito interessante que pode ser encontrado dentro da estação, são as obras de arte que foram adicionadas e inseridas dentro do contexto histórico da estação, trazendo uma importância maior para o edifício. A obra mais antiga dentro do museu é a fotografia feita por Vincenzo Pastore em 1912 que mostra toda a imponência do estado em sua era de ouro.
Outras obras de arte dentro da estação foram feitas especialmente para o edifício, como a “Epopeia Paulista” produzida pela artista plástica Maria Bonomi em 2004 e a “Estação da Luz” que foi feita pela artista plástica Teresa Saraiva como uma forma de representar a imponência do edifício.
Rotas turísticas e para o aeroporto
Além disso, é possível também encontrar rodas ferroviárias de turismo dentro da estação, como era de se esperar, linhas que ligam a estação a outros pontos importantes de São Paulo como: Jundiaí, Valinhos, Morungaba, Vinhedo e Santo André.
Além disso, existe uma linha que funciona em horários específicos que pode levar passageiros da estação diretamente para Guarulhos e vice-versa, facilitando a locomoção de turistas para os principais e mais importantes pontos de São Paulo.
Concluindo
Como vimos, a Estação da Luz tem muito mais a oferecer do que a sua imponência arquitetônica e história influente, vale a pena visitar a estação para conferir estas atrações interessantes.